Com o envelhecimento, nosso corpo passa por diversas mudanças que podem levar a uma menor qualidade de vida se não receberem a atenção necessária de profissionais dedicados. Entre essas mudanças, podemos ter perda da audição e dificuldades para mastigar e engolir, por exemplo.
Neste momento, o acompanhamento de um profissional da fonoaudiologia é fundamental para que a pessoa idosa tenha uma qualidade de vida digna e confortável mesmo diante dessas dificuldades. O fonoaudiólogo é o profissional da saúde que lida com todos os aspectos da comunicação assim como das funções de engolir, mastigar e respirar.
Em geral, a ida ao fonoaudiólogo é indicada pelo médico que faz o acompanhamento do idoso. Por isso, é importante que a pessoa idosa ou seu familiar questione o médico sobre qualquer dificuldade ou disfunção que venha a surgir e não encare esses problemas como parte do envelhecimento que não possuem solução.
Portanto, o fonoaudiólogo pode melhorar a qualidade de vida de idosos que tenham dificuldades de audição e também corrigir e fortalecer músculos da deglutição, tornando eventos sociais agradáveis novamente e devolvendo a tranquilidade durante as refeições. Logo, não deixe de procurar um profissional da fonoaudiologia ao surgirem dificuldades com o envelhecimento ou patologias, pois ele pode ser determinante para encontrar uma solução e fazer o tratamento adequado.