Uma doença crônica que precisa de atenção constante, a diabetes precisa de diversos cuidados especiais para ser controlada e não gerar complicações que podem ser muito graves. Por isso, pessoas diabéticas, em especial idosas, precisam de acompanhamento com médico, nutricionista e enfermagem.
Em primeiro lugar, é preciso medir diariamente os níveis de açúcar no sangue, preferencialmente mais de uma vez ao dia, para que ações possam ser tomadas a fim de manter esses níveis próximos dos normais. Por exemplo, é possível que seja necessária a aplicação de insulina para esse controle ou a utilização de outros medicamentos.
Em segundo lugar, também é preciso ter muita atenção à dieta e estimular a prática de exercícios físicos para estabilizar os níveis de açúcar, a glicose, no sangue. Evitar produtos industrializados, o consumo em excesso de álcool, e o tabagismo são fundamentais para controlar a diabetes.
Por fim, é sempre importante manter inspeções frequentes dos pés de pessoas com diabetes, com maior ênfase quando são idosas, pois a diabetes pode levar à diminuição de sensibilidade nas extremidades. E com essa diminuição de sensibilidade, pequenos cortes e escoriações podem passar despercebidas e gerarem consequências mais graves como infecções.