Sintomas como febre, espirros, dores no corpo, cansaço e coriza são muito comuns quando as temperaturas começam a baixar e vemos um aumento de doenças respiratórias, especialmente na população idosa. Por isso, a Geriatria Jardim Isabel quer falar mais sobre a diferença entre a gripe e o resfriado.
A gripe é causada pelo vírus influenza que possui diversas variações e subtipos, por exemplo, o H1N1 é um deles. Em geral, os sintomas da gripe aparecem em até quatro dias após o contato com o vírus e duram por mais de uma semana – entre os sintomas estão a febre alta, a dor forte no corpo, tosse, dor de garganta e muito cansaço.
Os resfriados também são causados por vírus, sendo que o rinovírus é o mais comum entre eles. Os sintomas de um resfriado são basicamente os mesmos da gripe, mas menos intensos.
Além disso, a sazonalidade também faz muita diferença: a gripe é mais comum no outono e inverno, enquanto os resfriados acontecem em qualquer época do ano. E como os sintomas do resfriado não são tão fortes quanto os da gripe, a recuperação é mais rápida.
Já que os vírus da gripe e dos resfriados são transmitidos da mesma maneira, isto é, por gotículas de saliva da pessoa infectada, o melhor é evitar contato com pessoas gripadas e resfriadas, assim como manter ambientes fechados ventilados e lavar as mãos sempre.