Com o fim do verão e a chegada de temperaturas mais frias, é importante estar alerta às doenças respiratórias, especialmente para pessoas idosas que fumavam ou viviam em locais com grande poluição do ar. Por isso, a equipe da Geriaria Jardim Isabel irá destacar as doenças respiratórias mais comuns em pessoas idosas.
A pneumonia é uma inflamação ou infecção dos pulmões. Neste caso, os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos deixando de funcionar corretamente e dificultando a troca gasosa. As causas da pneumonia são bactérias, vírus, micoplasma e clamídia, fungos e outras substâncias químicas.
A bronquite crônica obstrutiva é uma inflamação crônica dos brônquios pulmonares. Na maioria dos casos, ela surge por causa do tabagismo e da poluição do ar, sendo caracterizada pela tosse e escarro por boa parte dos dias.
A enfisema, em geral, é outra doença comum causada pelo tabagismo em pessoas idosas. Os alvéolos pulmonares se distendem ou se rompem e há uma perda simultânea da elasticidade dos pulmões.
A asma é uma doença crônica inflamatória onde há hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e limitação do fluxo aéreo. As causas, por incrível que possa parecer, ainda são desconhecidas da medicina moderna, mas é importante entender o que causa os ataques de asma para reduzir a exposição do idoso a esses agentes.
Por fim, a tuberculose é uma infecção bacteriana que afeta os pulmões, mas que pode acabar se espalhando para outros órgãos. Ela é causada quando inalamos gotículas de ar provenientes de espirro ou tosse de outras pessoas infectadas – por isso, a utilização de máscaras quando possuímos qualquer doença respiratória é fundamental para evitar a contaminação de outras pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis como idosos.