• Siga:

A depressão na terceira idade

A depressão na terceira idade

A depressão na terceira idade 1024 684 gustavo

A depressão é um distúrbio mental crônico e recorrente que leva a alterações de humor com tristeza profunda, grande sentimento de desesperança e perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia da pessoa adoentada. É fundamental entender que essa tristeza patológica e profunda é distinta da tristeza transitória e provocada por acontecimentos ruins, mas que fazem parte da vida de todos nós, como a perda de um ente querido.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com a doença, sendo que a faixa entre 60 a 64 anos lidera o ranking, com 11,1% dos indivíduos diagnosticados. Porém, esse número pode ser ainda maior, pois costumamos associar velhice e desânimo e a tristeza, um dos sintomas mais clássicos da doença, nem sempre está presente na terceira idade.

Assim, para idosos, é preciso procurar outros sinais para diagnosticar a depressão, como a apatia, a redução de contato social e o negativismo. Essa visão pessimista e o desânimo podem colocar em risco a vida da pessoa idosa, pois esta pessoa poderá deixar de ter hábitos saudáveis, de procurar ajuda quando preciso e ter atitudes que garantem o autocuidado.

Por isso, é de vital importância a abordagem de um profissional especialista e experiente para o diagnóstico e tratamento da doença, pois os idosos, muitas vezes, relutam em falar sobre os seus sentimentos. A depressão não tem uma causa específica, podendo surgir a partir de uma série de fatores biológicos, psicológicos e sociais, como limitações físicas que aparecem com a idade, o falecimento de um cônjuge ou o surgimento de uma doença que diminua sua autoestima, como incontinência urinária que leva ao uso de fraldas.

A doença possui tratamento, mas que exige um acompanhamento médico sistemática. Assim, resta dizer que a depressão é uma doença como qualquer outra, não sendo um sinal de preguiça, falta de responsabilidade ou loucura, mas uma enfermidade que pode ocorrer em qualquer fase da vida.

Fontes:

http://especiais.correiobraziliense.com.br/depressao-e-mais-comum-entre-brasileiros-de-60-a-64-anos

https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2313-saiba-como-a-depressao-afeta-os-idosos

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/depressao/