As quedas podem trazer consequências graves para pessoas idosas, pois com o envelhecimento, nossos ossos tornam-se mais fracos. Além disso, pessoas idosas têm mais risco de ter uma calcificação mais lenta e incompleta, dessa forma, fraturas podem ser muito perigosas.
Portanto, temos algumas dicas para que idosos evitem quedas. Confira a nossa lista abaixo!
1. Faça as atividades com calma
Quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo e com pressa, ficamos mais distraídos e há risco maior de queda. Faça uma lista das suas atividades e complete cada tarefa de cada vez.
2. Se mexa
Especialmente em tempos de pandemia, podemos acabar ficando muito tempo na mesma posição, sentados em frente à televisão, por exemplo. Quando ficamos muito tempo na mesma posição, há um enrijecimento das nossas articulações, por isso, levante de vez em quando e dê uma caminhada pela casa.
3. Utilize calçados adequados
Os nossos calçados são fundamentais para evitar quedas. Chinelos e pantufas são mais perigosos, então procure calçados confortáveis, mas que fiquem presos nos pés.
4. Hidrate-se
Pessoas idosas têm menos sede, mas ainda precisam se hidratar. A desidratação pode levar à tonturas e fraqueza, o que pode ocasionar quedas.
5. Evite riscos desnecessários
Subir em um banquinho ou cadeira para pegar algo em um armário alto é comum, mas muito perigoso para pessoas idosas. Por isso, evite esses riscos. Organize os itens de primeira necessidade e do dia a dia em armários baixos para não correr riscos assim.