Quando falamos em pneumonia, raramente lembramos que existem diferentes tipos. E ao pensarmos em pessoas idosas, isso é importante, pois diferentes cuidados são necessários a fim de se prevenir de todos os tipos de pneumonia.
Dessa forma, nesta publicação, queremos esclarecer quais são os 4 tipos de pneumonia que idosos podem pegar.
A pneumonia viral é uma infecção que se instala nos pulmões e pode afetar os alvéolos pulmonares. Diversos vírus respiratórios podem causar levar ao desenvolvimento de pneumonias, por isso, toda gripe, resfriado, e outros problemas do tipo devem ser tratados com seriedade em pessoas idosas.
A pneumonia bacteriana é a mais comum, sendo causada por bactérias inaladas ou presentes no próprio organismo como garganta, boca, ou nariz. Dessa maneira, a higiene e uma imunidade alta são as principais defesa da pessoa idosa contra esse tipo de pneumonia – a higiene oral para evitar a proliferação de bactérias e uma imunidade alta para se prevenir de bactérias que já estão no organismo.
A pneumonia química não é muito conhecida, pois é causada pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão como agrotóxicos, poluição, fumaça como o vapor de cigarros eletrônicos, e produtos químicos em geral. As substâncias causam inflamação nas vias aéreas nos alvéolos pulmonares, assim, devido à inflamação que facilita a ação de bactérias, a doença pode evoluir para uma pneumonia bacteriana sobreposta.
Por fim, temos a pneumonia fúngica que é causada por fungos, sendo raríssima, mas com potencial muito agressivo. Ela ocorre com mais frequência em pessoas imunodeprimidas ou com doenças crônicas, como pacientes oncológicos que infelizmente, não são incomuns entre a população idosa.