Durante a nossa vida, o nosso corpo passa por diversas mudanças, e em cada fase, podemos ficar mais vulneráveis a alguns fatores. Na terceira idade, a nossa saúde bucal também torna-se mais afetada por alguns problemas em particulares.
Por isso, é importante escovar os dentes após todos as refeições com creme dental que contenha flúor, usar fio dental todos os dias e visitar o dentista regularmente. Especialmente para evitar os quatro problemas mais comuns na saúde bucal de idosos, as cáries, problemas com a raiz, a sensibilidade e a boca seca.
A cárie é a denominação para a deterioração do dente. A cárie pode ser coronária, o tipo mais comum localizada nas superfícies de mastigação ou entre os dentes, a radicular, geralmente causada pela perda de esmalte com o envelhecimento, ou recorrente, quando a deterioração ocorre em volta de restaurações e coroas existentes.
Os problemas na raiz são comuns pela mesma razão que a cárie radicular: quando envelhecemos, a gengiva se retrai e deixa as raízes dos dentes expostas – e por não ter mais esmalte cobrindo esses locais, essas áreas são expostas e se deterioram facilmente.
A sensibilidade também pode se agravar com a idade. Com o envelhecimento, é normal existir retração gengival que expõe áreas dos dentes não protegidas pelo esmalte – e essas áreas podem doer bastante quando atingidas por bebidas ou alimentos quentes ou frios.
Por fim, a boca seca é uma queixa comum entre pessoas idosas e pode ser causado por medicamentos ou outros distúrbios de saúde. Além de manter a hidratação em dia, é importante procurar um dentista que poderá indicar o tratamento mais adequado para manter a boca úmida.