Com o envelhecimento, o nosso corpo passa por diversas mudanças, incluindo a nossa pele que perde firmeza e elasticidade. Quando envelhecemos, as rugas tornam-se comuns, mas também alguns outros problemas que vamos descrever agora.
1. Queratose solar
A queratose solar é uma queixa típica da pessoas idosas. Ela forma manchas vermelhas e ásperas na pele, que podem apresentar escamas, sendo mais frequente aparecerem no rosto e braços de pessoas com a cútis clara.
Além de provocarem coceira e dor, elas têm risco de tornarem-se um câncer no futuro, por isso, é importante buscar consultar um médico para avaliação e eventual remoção.
2. Micose
As micoses são provocadas por fungos na pele e unha devido ao calor, umidade e falta de luz. Elas podem ser especialmente perigosas para pessoas idosas, pois podem ser a porta de entrada de doenças mais sérias, como a erisipela.
Em geral, tratamentos tópicos com cremes, sprays e esmaltes são suficiente. Para ajudar a controlar o problema, lave e seque bem os pés diariamente, prefira sapatos com maior ventilação de ar e exponha a área afetada pela micose a cinco ou dez minutos de sol diariamente.
3. Pele ressecada
A pele ressecada é uma condição comum de pessoas na terceira idade. Assim, para amenizar o ressecamento que não apenas incomoda, mas favorece infecções, capriche na hidratação, isto é, tome água, evite banhos quentes e demorados, e não use esponjas ou esfoliantes.
Além disso, usar cremes hidratantes após o banho também ajuda bastante a recuperar a maciez e amenizar a pele ressecada.