• Siga:

3 Cuidados com medicamentos para idosos

3 Cuidados com medicamentos para idosos

3 Cuidados com medicamentos para idosos 1024 684 gustavo
3 Cuidados com medicamentos para idosos

Com o envelhecimento, é comum que passemos a tomar mais medicamentos pelos mais variados motivos. Porém, é preciso tomar bastante cuidado neste momento, pois os medicamentos devem ser tomados corretamente a fim de evitar reações adversas e efeitos colaterais danosos. 

Por isso, preste atenção nessas dicas importantes em relação a medicamentos e a terceira idade. 

1. Mantenha uma lista visível de todos os medicamentos utilizados pelo idoso

É fundamental manter uma lista visível de todos os medicamentos utilizados que inclua não apenas o nome de cada um, mas especialmente o horário, a dosagem e a sequência em que devem ser tomados, inclusive daqueles remédios que não utilizam prescrição médica.

Mantenha as prescrições e receitas médicas organizadas e atualizadas. Acesso a essas informações pode ser vital em caso de uma emergência, além de facilitar ao consultar o seu médico. 

2. Siga a prescrição médica e evite a automedicação

É fundamental seguir a prescrição médica para tomar os medicamentos. Tome apenas a dosagem orientada pelo médico e dentro do horário programado; além disso, não interrompa o tratamento sem conversar com o seu médico antes.

A prescrição médica não é dada por acaso – a dosagem, sequência e horários devem ser respeitados para que o medicamento funcione corretamente. Nesse sentido, evite tomar medicamentos não prescritos para você ou que não tenham sido prescritos por um médico, pois eles podem acabar lhe fazendo mal, ter efeitos colaterais indesejados ou interagir de forma danosa com outros medicamentos que você toma. 

3. Verifique os prazos de validade dos medicamentos

Especialmente quando o idoso toma muitos medicamentos, não é raro que alguns passem do prazo de validade. Esses medicamentos devem ser descartados corretamente e não devem ser tomados, pois eles não irão funcionar conforme o esperado e, pior, podem gerar reações ruins para a saúde. 

Por isso, é fundamental verificar constantemente os prazos de validade de todos os medicamentos tomados pelo idoso para garantir a sua eficácia.